Clipart

Baterias náuticas

As baterias náuticas são utilizadam em embarcações de diversos tipos, como barcos, lanchas, iates e jet skis, tendo duas funções principais: dar partida e serviço.

Quando utilizada com a função de possibilitar a partida do motor do barco, a bateria é feita de chumbo/ácido, assim como as baterias automotivas, que fornecem uma corrente altamente potente em um breve intervalo de tempo.

Já as baterias de serviço são desenvolvidas para suportar descargas mais profundas e em maiores quantidades, sendo utilizadas como fonte de energia para equipamentos contidos nas embarcações, como rádio, radar, GPS, refrigerador, bombas, iluminação, etc, substituindo o uso de geradores ou de fontes externas de energia elétrica.

Existem dois tipos de bateria náutica. A VRLA possui o eletrodo imobilizado em gel, contam com vida útil de aproximadamente cinco anos e pode ser instalada em qualquer posição, sendo ideal para embarcações menores. Já a bateria ventilada não possui o eletrodo imobilizado, tendo que ser obrigaroriamente instalada na posição convencional. Suas principais vantagens são a resistência a altas temperaturas, a grande variedade de modelos no mercado e o preço mais baixo.

A escolha do tipo de bateria mais adequada a uma embarcação deve ser feita analisando, também, o sistema de carga, que deve ser compatível com a tecnologia da bateria. Caso esse sistema não esteja adequado, a bateria pode ser carregada em excesso ou ser pouco carregada, o que acarreta a deterioração da mesma. Além disso, para não haver problemas em relação à carga, é recomendado checar se os cabos estão bem afixados e, durante períodos onde a embarcação não é utilizada, desconectar o cabo negativo, evitando que a bateria descarregue totalmente.

O principal problema que pode ocorrer nas baterias náuticas é a sulfatação, causada pela ação da alta sanilidade ou da má fixação dos cabos. Para que isso não aconteça, é indicado colocar vasilina nos polos da baterias para protegê-la das interpéries. Caso o problema já tenha se estabelecido, é possível resolver limpando a bateria com água morna e com o auxílio de uma escova de latão.