Clipart

Baterias para som automotivo

As baterias para som automotivo possuem uma grande capacidade de reserva de energia, graças à utilização de eletrólitos mais densos e à proximidade das placas. Quanto maior for a reserva, maior será o tempo de propagação do som. O grande diferencial das baterias para som é o rápido fornecimento de energia, gerando altos picos, fundamentais para sistemas de áudio alta fidelidade e alta potência. Dessa forma, a bateria passa a fornecer mais corrente, apesar de sofrer com um maior desgaste. Para veículos de som de grande porte, conhecidos como  trios-elétricos, o ideal é que se utilize baterias estacionárias.

Ao instalar um sistema de um som em um automóvel, é necessário trocar a bateria do mesmo, já que a bateria original de linha de montagem (de fábrica) é desenvolvida para utilizar, no máximo, 60% de sua reserva de carga. Esse valor é suficiente para manter o funcionamento dos componentes elétricos originais do veiculo. Os 40% restantes da carga acumulada garante que a vida útil dessa bateria atinja, em média, de 15 a 24 meses. Se esse tipo de bateria for submetida a uma descarga total, provocada por equipamentos que não fazem parte do projeto original do veiculo, sofrerá danos como a redução de vida útil ou a junção das placas, que ocasiona curto circuito.

As baterias de som automotivo são produzidas de forma que os ciclos de descarga profunda não provoquem nenhum dano, sendo facilmente recarregadas sem qualquer dano e possuindo vida útil prolongada. Por essa razão, a bateria automotiva é um item fundamental em um projeto de som, garantindo potência e segurança.